ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE HUMAITÁ – CODEARTH

HISTÓRIA DA RÁDIO 104,9 FM

Com o propósito da construção de um meio alternativo de comunicação na cidade de Humaitá, Estado do Amazonas, um grupo de pessoas de idoneidade ilibada, de vários segmentos da sociedade local, idealizaram e articularam, durante muito tempo, a viabilidade e a possibilidade de criação de uma rádio comunitária.

Este projeto, de longa data, começou a ser concretizado em 30 de março do ano de 1.998, com a fundação da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Humaitá – CODEARTH. Sua finalidade visa a exploração de serviços de radiodifusão sonora, educativa, artística, cultural e informativa, respeitando os valores éticos e sociais da pessoa e da família em benefício do desenvolvimento geral da comunidade Humaitaense, mediante a concessão, permissão ou autorização que lhe outorga por ato do poder público competente.

Em 13 de fevereiro do ano de 2.006 a estação foi licenciada a operar de forma provisória, conforme licença emitida nos termos do parágrafo único do art. 2º da Lei nº 9.612, de 19/02/1998, modificado pelo art. 19 da medida provisória nº 2.216/37, de 31/06/2001.

Após anos de luta e muita persistência, a Rádio 104,9 FM, foi finalmente inaugurada em Humaitá/AM, no dia 15 de maio do ano de 2.006, às 10h00min, em solenidade que contou com a presença de ilustres humaitaenses, à Avenida Transamazônica, nº 2.452, Bairro: São Pedro.

Seu protagonista, idealizador e primeiro presidente, Sr. Nelson Casagrande Vanazi, sempre alimentou o sonho de oferecer a população de Humaitá, uma emissora de radiodifusão onde a comunidade tivesse a oportunidade de externar seus anseios, ao tempo em que colocasse um veículo de comunicação para colaborar de forma efetiva com a promoção de notícias de qualidade, entretenimento, cultura, esporte, lazer, etc.

A empreitada contou com a efetiva participação de pessoas que não mediram esforços para contribuir, cada um na sua esfera de atuação. Destacamos, além do Sr. Nelson Casagrande Vanazi, idealizador e financiador do projeto, o saudoso senador amazonense, José Jefferson Carpinteiro Peres, falecido em 23 de maio de 2008. Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza, Advogado e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Humaitá, falecido em julho de 2020. Lino José de Souza Chíxaro, advogado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM, atualmente exercendo a advocacia em Manaus/AM. José Teodoro Neto, agrônomo, hoje residindo na cidade de Dourados – MS, dentre outros.

A data de inauguração da emissora comunitária foi escolhida como forma de homenagear a cidade de Humaitá, a qual faz aniversário nesta mesma data, e este ano está completando 153 anos.

Seus primeiros colaboradores, que iniciaram a locução e a gestão da emissora foram: Nelson Casagrande Vanazi (Presidente), João Marcos Pinheiro – “Marquinhos Pinheiro” (Sonoplastia e programa de entretenimento), Antônio Januário Neto (Programa sertanejo), Dinelice de Souza Carvalho - “Dina”, (Programa de variedades e entretenimento), Elias Nunes Pereira (notícias e entrevistas), Ana Célia Braga (administrativo), Luciano Vanazzi (programa infantil), além de colaboradores da Diocese de Humaitá através do Programa Reparte o Pão Põe-te a Caminho, que ainda hoje permanece na grade de programação.

Em 25 de maio de 2006 foi publicado no diário oficial da união o Decreto Legislativo nº 203, de 25 de maio de 2006, aprovando o ato que autorizou a Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Humaitá a executar serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Humaitá, Estado do Amazonas, pelo prazo de dez anos.

O equipamento transmissor está certificado pela ANATEL, especificamente para o serviço de Rádio Comunitária e com potência máxima de saída de 25 watts. Obedecendo estritamente ao estabelecido na legislação vigente. Ademais, a estação opera em FM, na frequência 104,9 MHz, com horário de funcionamento 06h às 23h – domingo a sábado.

Esta instituição visa em sua programação diária, transmitir informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais.

Atualmente a direção da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Humaitá-CODEARTH, está assim composta: Presidência: Sra. Anatróia Cesário dos Santos; Vice presidente: Sra. Nádia Bertella Vanazi; Secretário: Sr. Fernando Pereira de Maria; Tesoureiro: Sr. Hilário Ari Shwantes e Patrimônio: Sra. Ivanil Pereira Barreto.

Equipe técnica: Coordenadora Geral: Mônica Vanazi; Sonoplasta e Produtor: João Júnior da Silva Costa (mais conhecido como JJ) e como Auxiliar Administrativo: Kathleen Brenda Pinho Tico.

Ao longo de sua existência, a emissora teve como locutores: José Teodoro Neto, Nelson Casagrande Vanazi, Dinelice de Souza Carvalho (mais conhecida como Dina), Laura Reis Lima, Juliana Magalhães Sobreira, Antônio Januário Neto, Gilberto Francisco Reinert (mais conhecido como Gilberto Franco in memoriam), João Silvestre Rohleder (mais conhecido como João Tchê -(in memoriam), José Alves da Costa (mais conhecido como “Juca Mota”), Léo da Costa, Bruno Nunes (in memoriam), Saulo Sandro, Carlos Renato de Oliveira Daumas, Raolin Joaquim Preste de Magalhães, Nonato Malta, Aldecino Abreu da Rocha, Jackson Silva, Célio da Costa, Marcos Roberto Ferreira da Silva (mais conhecido como Marquinhos da Canopus), Ronaldo Bom Stark, Marcos Pinheiro, Luciano Vanazzi, Hebert Rodrigo, Tiago Cordeiro, Jean Paz, Ailton Neves (in memoriam), Keninho, Dona Nely, Eli Ferreira, Sidney Alves Temo, Júnior Pinto de Almeida (Sargento Pinto - in memoriam)., Mônica Vanazi e Mirien Maísa, Carlos Evaldo Terrinha, Francisco Welligton Nepomuceno de Lima (mais conhecido como Xaropão), DJ Ricardo Júnior, DJ Márcio Lobão, além de outras pessoas de programas religiosos.

Atualmente a grade de programação da emissora conta com os seguintes locutores(as): Fernando Pinto de Souza (Programa: “Deixa rolar”), Valdeir de Souza Malta (Programa: “Valdeir Malta em Defesa da Cidadania”), Diandra Torriani Teixeira (Programa: “De Bem Com A Vida”), Fábio Trescher de Souza (Programa: “Notícias da Amazônia”), Elias Nunes Pereira (Programa: “Cidade em Debate”), Francelino Pinto de Souza (Programa: “Blitz no Rádio”), Mariane de Castro Correa (Programa: “Alô Cultura”), Diocese de Humaitá (Programa: “Reparte o pão, põe-te a caminho”), Denis Charles de Araújo Maciel, Delvalino Costa Melo e André da Silva Alves (Programa: “Polícia em ação”), Elias Vieira Aquino (Programa: O pioneiro no rádio”), Expedito Rodrigues Martins (Programa: “Em Busca de Serenidade”).

Desde sua inauguração, a Rádio 104,9 FM tem registrado através de seu departamento de jornalismo, os principais acontecimentos de Humaitá e região nas áreas política, economia, esporte, cultura, lazer, etc. Também recebeu ao longo dos anos, entrevistados e entrevistadas dos mais diversos segmentos, dentre eles Senadores, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, artistas, atletas, intelectuais, escritores, dentre tantos que já abrilhantaram sua programação.

Este ano a CODEARTH está completando 16 anos de serviços prestados a comunidade Humaitaense. Para nós, é momento de muita alegria e gratidão, pois temos a certeza que nosso trabalho é reconhecido por muitas pessoas, o nosso maior presente é a manifestação de carinho e audiência de todos os ouvintes, saibam que vocês são essenciais para nossa existência e crescimento, fiquem cientes que nosso trabalho é para o bem-estar e desenvolvimento da cidade, que só tem a crescer.

Destarte, a emissora encontra-se em processo de renovação, aguardando a análise do Ministério das Comunicações. Importa esclarecer que, mesmo diante da outorga vencida, a Entidade pode executar o serviço de radiodifusão comunitária, em caráter precário, até decisão final do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Texto: Elias Nunes Pereira e Mônica Vanazi.