FEVEREIRO ROXO

  • 01/03/2024
  • 0 Comentário(s)

FEVEREIRO ROXO
Dia 28 de fevereiro, recebemos em nossa emissora algumas convidadas para participar do programa Notícias da Amazônia e falar sobre o fevereiro roxo, mês de conscientização ao Lúpus , fibromialgia e alzheimer.
Tallyne Peres, tem lúpus Fernanda Sá é médica e Mariana Marques, tem fibromialgia. Ambas vieram dar relatos sobre suas experiências com as doenças.
Tallyne relatou que a 4 anos atrás começou a ter muitas dores nas articulações e que essas dores faziam com que ela não conseguisse se levantar, e o lúpus é uma doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, que pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os tratamentos para o Lúpus procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises e isso começa com modificações no estilo de vida, incluindo alimentação saudável e proteção ao sol. A mesma contou que sua mãe também já teve lúpus e que na época por não ser uma doença muito conhecida, teve vários diagnóstico até chegar ao diagnóstico do lúpus, então já estava numa fase muito avançada, mas foi controlada, e quando a Tallyne começou a ter os primeiros sintomas a sua mãe já desconfiava que seria lúpus e logo levou a mesma para o reumatologista e depois de vários exames foi diagnosticada com a doença e a partir daí teve toda uma mudança na sua vida e hoje ela consegue viver uma vida normal.
A doutora Fernanda falou da diferença das duas doenças, a qual são um pouco confundidas pois fibromialgia e o lúpus são duas doenças que possuem um sintoma em comum: as dores no corpo, que podem ser nas articulações e nos músculos. No entanto, vale ressaltar que se tratam de enfermidades totalmente diferentes.
O lúpus é causado pelo desregulamento dos anticorpos no organismo humano. Já a fibromialgia é causada por alterações no sistema nervoso.

A Mariana falou sobre a sua doença fibromialgia, a mesma tinha uma vida bem ativa e saudável, fazia atividade física, tinha uma alimentação boa e fazia faculdade, Mariana estava fazendo fisioterapia na época e começou a sentir uma dor no braço muito forte que não conseguia levantar e o seu fisioterapeuta já tinha solicitado que ela fizesse uns exames de imagem, só que por ter uma vida muito corrida acabou atrasando isso e continuava a vida normal , até que não deu mais, e em 2017 teve uma internação e que pra ela foi muito desesperador pois passou a não sentir mais os dedos dos pés. Segundo ela não tem um exame específico que chegue ao diagnóstico da doença, pois ele é diagnóstico através de exclusão, conforme vai fazendo os exames vai se excluindo até chegar na fibromialgia. A mesma orienta para que as pessoas não negligenciem a sua saúde , porque na maioria das vezes basta um gatilho para que as doenças possam aparecer. Também relatou que o sono, alimentação saudável, atividade física e saber controlar suas emoções só essenciais na vida do ser humano. E pra finalizar são doenças que não tem cura, mas tem tratamento e a pessoa pode seguir a vida normal através dos cuidados e tratamento. Agradeçamos a participação das convidadas que deram relatos das suas experiências com as doenças e assim orientar aqueles que tem pouco conhecimento sobre o assunto.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Diandra Torriani

De Bem Com a Vida

10:00 - 12:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Xanddy Harmonia e Léo Santana

“DESCONTROLADA”

top2
2. Ivete Sangalo, Ludmilla

“MACETANDO”

top3
3. Xanddy Harmonia e Ivete Sangalo

"VAMO OU BORA”

top4
4. Léo Santana

“DESTAMPEÍ”

top5
5. Parangolé e Léo Santana

“Perna banba

Anunciantes