CRIAÇÃO DA UNIDADE SENTINELA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ

  • 27/05/2020
  • 0 Comentário(s)

CRIAÇÃO DA UNIDADE SENTINELA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ

E mais uma vez, a rádio 104.9 FM, através do programa Humaitá em Ação, cedeu espaço para os profissionais da saúde abordarem alguns assuntos importantes para a população em geral do município de Humaitá-AM. Os convidados foram: Luã Oliveira, coordenador de vigilância em Saúde e Thaise Martins, secretária executiva de saúde. Além dessas participações o apresentador também abordou algumas notícias e informações relacionadas ao país inteiro.

Thaise esclareceu para a população em geral a respeito do boletim epidemiológico atualizado no dia 25 de maio de 2020, em que apresentou o número de casos confirmados pelo Covid, recuperados, em tratamento domiciliar e casos em investigação. Explicou também sobre a unidade sentinela, implantada pela prefeitura municipal de Humaitá em parceria com a secretaria de saúde, com objetivo de conter a contaminação generalizadas nas UBS do município. A unidade irá atender casos suspeitos e irá encaminhá-los para a unidade hospitalar em casos graves ou tratamento domiciliar, em casos leves. A unidade sentinela está localizada no prédio do antigo Hospital, atual centro de especialidade de Humaitá (CEHUM), no bairro São José. As atividades se iniciaram ontem, 26 de maio, nos horários de 07:00 as 19:00 horas, de segunda a sexta-feira. Todos os procedimentos serão feitos nesta unidade, e dependendo da situação do caso clínico do paciente, ele será direcionado ao lugar respectivo a situação em que se encontra.

Após um aviso de utilidade pública dada pelo apresentador, foi a vez do coordenador Luã Oliveira fazer o uso da palavra e esclarecer algumas dúvidas para a população. O coordenador falou sobre o cenário que a cidade se encontra hoje, ao qual se trata de contaminação comunitária, e que os profissionais da saúde já não têm mais o controle da situação, pois não se sabe mais quem possui o vírus. Em seguida, fala sobre a unidade sentinela, que é referência para a coleta de dados para saber se a pessoa está ou não com vírus, e como dito anteriormente pela secretária executiva, cada caso já tem seu direcionamento certo.

Falou também acerca da parte assistencial da unidade sentinela, como irá funcionar e dentre outros pontos específicos que serão disponibilizados na unidade, e relatou sobre a unidade de acolhimento que foi feito na escola de tempo integral do município (CETI), que vai servir para ajudar e acolher aquelas pessoas que positivaram para o vírus e que desejam preservar a saúde de sua família. Também foi exposto os meios de combates criados pela saúde do município, visando ajudar nas demandas da cidade.

Enceram suas participações pedindo a colaboração da população em geral, para se atentar a situação em que o município se encontra e pede para que sigam todas as recomendações com cautela e consciência.

Texto: Kathleen Brenda Pinho Tico

Graduanda em Letras pelo IEAA/UFAM  

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Francelino Souza

Blitz no Rádio

14:00 - 16:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Xanddy Harmonia e Léo Santana

“DESCONTROLADA”

top2
2. Ivete Sangalo, Ludmilla

“MACETANDO”

top3
3. Xanddy Harmonia e Ivete Sangalo

"VAMO OU BORA”

top4
4. Léo Santana

“DESTAMPEÍ”

top5
5. Parangolé e Léo Santana

“Perna banba

Anunciantes