DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

  • 06/04/2020
  • 0 Comentário(s)

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

No dia 02 de abril de 2020, o tema do programa “Reparte o Pão Põe-te a caminho” foi sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o apresentador Benedito convidou a irmã Neilda que é Psicóloga da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a professora Rudmara, que é mãe da pequena Júlia Valentina de 8 anos.

Neilda iniciou sua fala dando boa tarde aos nossos ouvintes e em seguida começou a falar sobre o tema definindo o que é Autismo: “o Autismo significa mundo dos pensamentos, ou seja, uma pessoa mais isolada no mundo dela como se estivesse no mundo da lua, no sentido introspectivo. O Autismo é um transtorno neurológico caracterizado pela interação social, linguagem e os movimentos repetitivos”. Nós precisamos ficar atentos nesses três sinais, pois são eles que vão fazer a gente perceber o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Quando dado o diagnóstico é importante o paciente ser encaminhado para o Neurologista onde a criança irá passar por uma avaliação.

O dia 02 de abril é um dia muito especial, pois foi nessa mesma data em 2011 que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou que seria o dia mundial da Conscientização do Autismo, nesse dia o mundo e os lugares principais do Brasil ficam azulados, não apenas para mostrar a cor, mas principalmente para conscientizar a sociedade envolvente das informações para poder combater o preconceito, ou seja, oferecer a nós informação sobre o que é o Autismo, pois infelizmente muitas pessoas dizem que o Autismo é um criança mimada, birrenta e sem educação, mas não é! A pessoa com TEA é uma pessoa que ama e nos ensina a amar, devido serem diferentes em suas atitudes. O Autista sente tudo ao seu redor, sente quando muda de professor, quando tem algo diferente dentro de casa, por que? Porque eles são muito seletivos e focados naquele mesmo padrão, e a melhor forma para você conhecer uma pessoa com Autismo é conhecer o processo dela no sistema sensorial. O processo sensorial pode ser muitas informações, excesso de barulho, excesso ao toque ou o sistema vestibular, que é a procura do equilíbrio. Mamães, fiquem atentos aos seus pequenos, existe o menos sensorial e o mais sensorial, o Autista pode ser muito quietinho ou bastante ativo.

Enfim, com as palavras enfatizadas da Psicóloga Neilda sobre o autismo, nossa programação continua com as palavras da Rudmara, mãe da Júlia Valentina e ela fala um pouquinho sobre sua pequena.

Júlia Valentina tem 8 anos e foi diagnosticada aos sete anos, Rudmara confessa que não foi um tempo tão bom, pois foi assustador, porque uma coisa complicada é quando se coloca uma expectativa pessoal em seus filhos, querendo que eles realizem certos sonhos que não conseguimos realiza-lo, e ela sempre teve a ideia que a Júlia fosse uma menina saudável, feliz e principalmente que ela amasse a Deus sobre todas coisas, e nisso ela está sendo muito feliz, a pequena Júlia também é feliz, desenvolvida e ama de verdade Deus, ela tem uma percepção de quem é Deus de uma forma muito linda. O motivo do susto de Rudmara foi a preocupação de que ela precisaria fazer pela Júlia. Rudmara começou a estranhar o comportamento da pequena Júlia quando ela chorava demais no momento que as coisas não eram do seu jeito, a forma de seu andar, que era sempre nas pontas dos pés e por gostar demais de girar. Julia Valentina foi diagnostica depois que sua mãe a levou ao médico e hoje ela diz com muito orgulho que Deus fez sua filha dessa forma para desperta-la e ensina-la a ser uma boa mãe!!

Por fim, com essa entrevista maravilhosa, a professora Rudmara se emociona ao falar que sua Júlia aprendeu pentear seus cabelos há 1 mês, e foi um dia muito feliz para elas, “pois eu como professora de Educação Física treinava com ela e era frustrante antes de saber que ela tinha tudo isso e não conseguir pentear seus próprios cabelos, no entanto Júlia ler livros de uma forma extraordinária”.

Depois de falar um pouco sobre sua filha e já encerrando o programa, Rudmara deixa uma palavra de amor e carinho para sociedade. “Assim como atleta que precisa de uma prótese para poder desenvolver sua atividade, a prótese da Júlia somos nós, então eu convido a todos para ser a prótese de um Autista”  

TEXTO: Emmily Carla

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Fábio Trescher

Notícias da Amazônia

12:00 - 13:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Xanddy Harmonia e Léo Santana

“DESCONTROLADA”

top2
2. Ivete Sangalo, Ludmilla

“MACETANDO”

top3
3. Xanddy Harmonia e Ivete Sangalo

"VAMO OU BORA”

top4
4. Léo Santana

“DESTAMPEÍ”

top5
5. Parangolé e Léo Santana

“Perna banba

Anunciantes